fbpx
21 September, 2018, 18:25

7 Vinhos Brancos Preferidos do Momento

Falar sobre uma lista de vinhos brancos preferidos não é algo muito fácil. Isto porque estamos falando sobre uma bebida que pode mudar muito entre as safras e deixar sabores completamente diferentes.

Mesmo assim, muitos me pedem essa lista já há algum bom tempo. Então decidi que estava na hora de falar sobre meus vinhos brancos preferidos do momento.

7 Vinhos Brancos Preferidos

São vinhos de diferentes nacionalidades, uvas e preços. Na minha opinião, o que importa é manter ele sempre na adega e beber em um momento que eu ache ideal.

Thera Chardonnay Lote 1

Um brasileiro e com preço bom – na faixa dos R$ 110 – R$ 130. Conheci o Thera Chardonnay Lote 1 há pouco tempo na feira da Bacco’s e me encantei.

Normalmente não sou muito fã das uvas Chardonnay, pois a maioria possui passagem em barrica de carvalho por muito tempo, deixando aquele toque “amanteigado” no vinho.

O motivo que o Thera Chardonnay entrou na minha lista de vinhos brancos preferidos é exatamente por que passa por barrica de carvalho e não dá essa sensação.

Sua vinificação é feita por prensagem direta e a fermentação tem uso de levedura selecionada e temperatura controlada. Apenas uma pequena parcela deste vinho (20%) é fermentada em barricas de carvalho francês, buscando o equilíbrio fruta/madeira.

Pinot Grigio Santa Margherita Valdadige 2015

Quem me apresentou o Pinot Grigio Santa Margherita Valdadige foi meu marido. Confesso que uma ou outra safra dos últimos anos não veio das melhores. É uma uva que pede para tomar nova, com a safra mais recente.

Ele é um branco seco, de corpo médio, límpido, franco, ótima acidez, de aromas intensos lembrando frutas cítricas, maçã verde, alguma mineralidade e bom frescor demonstrando bom equilíbrio é um vinho fácil de se deixar encantar.

Muscadet Sevre Et Maine Domaine Des Cognettes 2016

Este vinho branco francês é um dos meus vinhos brancos preferidos! Fresco, discreto, notas de frutas cítricas e mineral. Tomo ele a qualquer momento.

Usa uvas diferentes das tradicionais: Melon de Bourgogne

Garzon Reserva Albarino 2017

95 pontos Decanter e 91 pontos Descorchados. Um Uruguaio da uva Albarinho digno de se ter sempre na adega e super fresco, mineral, com excelente acidez e bem marcante.

Entra na minha lista por ser uma ótima opção para beber sozinho ou até mesmo com saladas, frutos do mar, ceviches e sushis.

Guaspari Viognier Vista do Bosque 2016

Quando conheci a vinícola me apaixonei pelos vinhos da Guaspari e este Viognier precisou entrar na lista dos vinhos brancos preferidos.

Tem uma belíssima acidez, com frescor no ponto, sem sobrar nada de álcool e nenhum residual. Um vinho bem “limpo” e delicioso.

+ Conheça o Enoturismo na Guaspari

Quinta do Ameal Escolha 2014

Conheci em uma feira de vinhos da Qualimpor, importadora de vinhos Portugueses e passou a integrar a minha adega quando vou harmonizar com comidas.

Tem um excelente corpo e concentração de sabores. Passa por estágio “bâtonnage” durante 6 meses em barricas francesa que dá um toque “amanteigado”. Por esta razão gosto de beber este vinho com pratos que contenham peixe.

O final de boca é longo e complexo próprio de um grande vinho.

 

Pera Manca 2015 Branco

Este é um clássico Português e o motivo que ele entra na minha lista de 7 vinhos brancos preferidos por ser persistente, fino e complexo ao mesmo tempo. Quando você bebe, ele é é macio e seco, tem um bom corpo e muita harmonia.

 

Gostou da lista? Não deixa de me acompanhar no instagram (clica aqui) para ver outros vinhos que bebo com frequencia e que podem se tornar um dos meus preferidos – do momento.

Anúncios
Share
Ju Gonçalez

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

One Ping

  1. Pingback: 5 Motivos para Beber Vinho Branco - Ju Gonçalez

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: